Destinos para amantes de livros | Parte 2

Podemos estar na era do e-book, mas livros sempre terão um lugar no nosso coração. E é por isso que vou fazer uma serie de posts contando sobre lugares que todo amante de livro deve conhecer PARTE 2.

Resultado de imagem para Museu Gutenberg
Foto: TripAdvisor
Todo amante de livros deve ir para a cidade alemã de Mainz para prestar homenagem a Johannes Gutenberg, o homem que inventou a impressão no século 15, dando assim início aos livros que conhecemos hoje. Existe na cidade o Museu Gutenberg dedicado à história da impressão e as conquistas de Gutenberg.

Imagem relacionada
Foto: www.arkigrafico.com
Londres e outro destino que você deve conhecer. O canto do poeta na abadia de Westminster era onde se encontravam Tennyson, Browning, Dickens, e Kipling. Na rua Tite em Chelsea é a casa onde Oscar Wilde realozava reuniões. 17 Gough Square é o endereço da casa onde o Dr. Johnson viveu e trabalhou em seu dicionário, e nos restaurantes da rua grega no Soho era onde Martin Amis, Clive James e Julian Barnes costumava encontrar. Também não se esqueça de andar pelas livrarias da Charing Cross Road.


Resultado de imagem para rue de la Bucherie
Foto: Panoramio
Em Paris na 102 Boulevard Haussmann você encontrará o apartamento onde Marcel Proust viveu enquanto escrevia A la recherché du temps perdu (Em busca dos tempos perdidos). Faça uma caminhada pelos cemitérios do Père Lachaise, Montmartre e Montparnasse e encontrará os lugares de descanso de Oscar Wilde, Baudelaire, Zola, Stendhal e Nerval. Desde o século XIX, Paris tem sido um centro de artistas e escritores, particularmente nos anos 20, onde grandes autores norte-americanos e britânicos como Hemingway, Gertrude Stein, Joyce e F. Scott Fitzgerald reuniram-se na capital francesa. Shakespeare frequentava a rue de l'Odeon ( que agora se chama rue de la Bucherie).


Resultado de imagem para café Odeon
Foto: Amalie Howard
Nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, a cidade suíça de Zurique foi um centro de artistas e escritores da vanguarda. James Joyce veio aqui em 1915 e foi enterrado no cemitério de Fluntern em 1941. No café Odeon era onde Stefan Zweig, Vladimir Lenin, Berthold Brecht e Hermann Hesse se encontravam para beber. Thomas Mann viveu em Zurique por muitos anos. E no Cabaret Voltaire nasceu o movimento Dada, com performances dos poetas Tristan Tzara, Hugo Ball e sua esposa Emmy Hemmings. Se você estiver interessado na literatura modernista, então Zurique é o lugar ideal para passar alguns dias.

Resultado de imagem para Biblioteca Casanatense
Foto: romapedia
Roma é o lar de algumas das mais belas bibliotecas do mundo. Você pode fazer visitas guiadas à Biblioteca Casanatense, à biblioteca do Instituto Nacional de Arqueologia, à Biblioteca do Vaticano e às bibliotecas Angélica e Vallicelliana. Durante a era romântica poetas e romancistas foram atraídos para a capital italiana. Você pode visitar a casa de Goethe na Via del Corso, o Caffé Greco (frequentado por Shelley, Dickens e Byron); e a Keats-Shelley House, onde Keats morreu em 1824. Ele está enterrado no Cemitério Protestante  e a casa é agora um museu.

Espero que estejam gostando das nossas parcerias! Já visitaram algum desses lugares? Me contem nos comentários e nos vemos na próxima.

Para acompanhar um pouco mais das minhas aventuras, é só seguir nas redes sociais:


Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: